Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Minha cidade do coração!

Conforma havia prometido, vou apresentar aqui a minha cidade de coração, Itainópolis - PI, que está a 355 km da capital, Teresina.


Vista da capelinha - morro

Itainópolis cidade pequena e pacata, pertencia ao município de Picos. Foi desmembrada no ano de 1954, através da Resolução Estadual Nº 925 de 12 de fevereiro de 1954, sancionada pelo Governador do Estado Pedro Freitas, formando o atual município de Itainópolis.
A origem do município de Itainópolis é bastante desconhecida, mas acredita-se que o povoado de Itainópolis surgiu ainda no século XIX, quando Manoel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba que foi governador do Piauí, atraído pelas terras férteis do vale do rio Itaim, instalou ali uma fazenda de gado. Alguns sertanejos, também atraídos pelas terras boas, construíram casa aos arredores da fazenda.
O visconde batizou a fazenda de Jenipapo. Ao ser substituído, em 1844, o visconde retirou a fazenda, mas ficaram os sertanejos. Anos mais tarde, as terras da fazenda foram anexadas ao município de Picos e o povoado Jenipapo continuou ali prosperando. Somente em 1954, ele foi elevado a categoria de cidade com o nome de Itainopólis em homenagem ao rio que banha a cidade, o rio Itaim. É uma região de vegetação predominante a caatinga arbustiva e arbórea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Fico feliz que tenha acessado, espero que tenha gostado do conteúdo!!!!!!