Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

MUITO LEGAL!!!!

Piauí terá dois Centros para tratar mulheres dependentes químicas
A Comissão Intergestora Bipartite, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), reuniu-se na manhã desta sexta-feira (11), para deliberar quatro importantes ações para a Saúde Pública do Piauí. O Estado passa, a partir da homologação do Ministério da Saúde, a contar com mais dois Centros de Atenção Psicossocial I (Caps I) e dois novos Centros de Referência em tratamento e recuperação Álcool e Drogas (AD), voltados para a mulher dependente química.

No Piauí é crescente a demanda para a acolhida, o tratamento e a recuperação da mulher usuária do álcool e das drogas. “Agora, vamos realizar esse grande sonho para todo o Estado, uma ânsia, principalmente, da secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins. É um grande avanço”, pontuou Lêda Trindade, gerente de Atenção à Saúde Mental da Sesapi.

Foi aprovada na reunião desta manhã da Bipartite a implantação de um Centro de Referência Feminino em Tratamento AD, onde a mulher dependente química poderá ficar internada por até 10 dias, sob atendimento e acolhida por uma equipe multiprofissional, e de um Centro de Referência Feminino em Recuperação AD, onde a dependente química poderá permanecer interna por até 12 meses, em um local amplo, próximo à natureza, com atividades físicas, laborais, terapia ocupacional e uma atenção redobrada de cuidadores e de uma equipe multiprofissional.
“Após a aprovação na Bipartite o próximo passo é mandar a documentação para o Ministério da Saúde, para que seja habilitado o dispositivo que foi deliberado na reunião de hoje. Após o envio, o Ministério poderá efetuar o repasse de incentivo para a implantação dos Centros e, posteriormente, os repasses mensais de recursos para o custeio das despesas”, explicou Lêda.
Quanto aos novos Caps I, um será implantado na cidade de Monsenhor Gil, que pactua com os municípios de Lagoa do Piauí e de Curralinhos, e outro na cidade de Palmeirais, que pactua com o município de Nazária.
“Quanto ao Caps AD III, de Teresina, a secretária Lilian Martins já autorizou os repasses para a obra e a aquisição de equipamentos. Muito em breve teremos esse outro grande avanço para a Saúde Mental do Piauí”, finalizou.
 
COMENTÁRIO:


É preciso dar força mesmo para estas mulheres, é um vício muito triste que acaba com qualquer família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Fico feliz que tenha acessado, espero que tenha gostado do conteúdo!!!!!!