Total de visualizações de página

domingo, 13 de novembro de 2011

HISTÓRICO DE SÃO JOSÉ DO PIAUÍ.

A origem do município de São José do Piauí-PI iniciou-se no mesmo contexto de quase todas as povoações piauienses. Em 1900 esta região chamada de Baixões, já pertencia ao município de Picos. Em 1910, a família Borges Leal administrava uma fazenda de gado nas Várzeas de Picos, que foi ramificando por todo o município.

Onde é hoje São José do Piauí existia a fazenda Monte Alegre – Núcleo de criação de gado. Sendo assim o município se originou das fazendas de criação de gado. O Sr. Antonio Pedro Bezerra, foi o primeiro comerciante da região, ele comercializava: querosene, sal, potassa e outras coisas importantes da época. O Sr. Antonio Pedro Bezerra era proprietário de uma gleba situada exatamente onde hoje é o Largo São José e redondezas, suas terras na maioria foram loteada pelo mesmo para o povo, pois tinha interesse que esse lugar se desenvolvesse. E assim começou a construção de casinhas feitas de taipa. E o lugar ficou conhecido como TAPERA.

O Sr. Antonio Pedro Bezerra, com recursos próprios, construiu uma Capela e dois padres trouxeram uma imagem do santo “São José”, e colocaram na capela, estava formada a base do futuro povoado, que foi batizado com o nome de “São José da Tapera”. Na década de 40, o progresso da região, era um desejo ardente nos corações te todos que aqui viviam. Outro grande comerciante desta terra foi o Sr. Firmino Inácio Bezerra, que muito fez para o desenvolvimento deste município, pois com recursos próprios abril a primeira estrada carroçal, ligando o Povoado São José do da Tapera a Ipiranga do Piauí. Com o crescimento do Povoado a Capela até então construída estava ficando pequena, com essa necessidade começaram então um árduo e prazeroso trabalho na construção da Igreja com a participação voluntária do Povoado. E em 31 de janeiro do ano de 1945 a então sonhada Igreja estava pronta. Os Padres José Inácio de Jesus Madeira e Joaquim Rufino dava assistência religiosa no Povoado de seis em seis meses.

O Sr. Francisco Vicente Pacheco vendo o tamanho do Povoado, e sendo vereador em Picos-PI, lutou arduamente para desenvolver o tão falado intercâmbio político. Fez inúmeras viagens a Picos e Teresina já no sentido de melhorias para o Povoado São José da Tapera. O Sr. Francisco Vicente Pacheco de tão atuante na política em 1956 foi eleito vereador em Picos. A partir de então foi constituído o grande representante político do Povoado São José da Tapera. Em 1961 o vereador Francisco Vicente Pacheco abriu uma estrada ligando o Povoado a cidade de Picos. A partir daí surgiu a idéia de emancipação política.

Para trabalhar a idéia se reuniram o vereador Francisco Vicente Pacheco, Joaquim de Sousa Borges, Antonio Cândido Bezerra, Aderson Joaquim de Moura, Antonio João Bezerra e o comerciante Firmino Inácio Bezerra. No dia 19 de dezembro de 1963, o Povoado São José da Tapera foi elevado a categoria de Município com o nome de SÃO JOSÉ DO PIAUÍ, pela Lei 2.562, sendo instalado oficialmente em 12 de abril de 1964, tendo como prefeito nomeado o Sr. Manoel José da Silva por um ano de mandato. E em 1965 foi eleito pelo povo o Sr. Antonio João Bezerra, o primeiro prefeito oficialmente no município.

Um comentário:

  1. Bom resumindo... antes de SÃO JOSÉ passar a cidade recebia o nome de TAPERA. rsrs nome bonito neh!! kkkk

    ResponderExcluir

Olá Fico feliz que tenha acessado, espero que tenha gostado do conteúdo!!!!!!