Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Like twitter

Indo para a sala para a aula de avaliação do trabalho...

Quase doze horas depois...

Boa tarde, queridos ouvintes! (Parece até coisa de rádio!) Queridos leitores, fica melhor! Estou de volta (@mistersampa) para não deixar o blog fechar por um dia. Talvez esse seja o maior desafio de um blogueiro de responsa. Daqui a pouco vamos começar nossa avaliação. Com certeza, será um debate que espero, seja bem proveitoso. Ainda hoje (mais tarde), algumas novidades, inclusive o desfecho do "Picosfest" na madrugada de hoje.

domingo, 30 de outubro de 2011

Vai um rango, aí?

Moçada, o papo tá bom, mas são quase 2 h da tarde e eu tou de rango. Vou dar uma de balão, agora! Não sei se volto a postar mais hoje. Na verdade, só fiz isso porque não apareceram candidatos para a repostagem afim de que o blog não ficasse sem post nenhum dia antes da avaliação. Amanhã nos reuniremos e quero ouvir vocês e suas impressões sobre o trabalho que vocês mesmo construiram. Quem quiser blogar amanhã, me mande um e-mail até 20 horas. Depois, irei fazer parte da nação psiriqueira! Prometo quebrar tudo e tentar tomar minhas latinhas pra fechar minha conta. kkkk

Dúvida cruel!

Quando falei com uma amiga minha de Salvador que iria ter Psirico aqui em Picos, ela me falou: Ê chuá, chuá da porra! Hehehe... Baiano (a) tem disso! Me fez uma pergunta dificil. E em Picos tem piriguetes para irem no show do Psirico? kkkkkkk! Taí, me pegou! "Num" sei! Quase não saio em Picos. O que vocês acham? Tem ou não? Irão ou não ao show do Psirico? Vou ficar de olho e amanhã na aula, eu digo! kkkkk

Enquanto posto 2...

Estou ouvindo Psirico desde que comecei a avaliar o trabalho de vocês e o suingue continua grande. A síncope é cadenciada  e o ritmo é contagiante. Isso que aqui no Piauí, os picoenses chama de suingueira. É verdade. Você pode até não gostar do ritmo e nem de axé! Aliás, tem nada a ver com axé. O ritmo pede cadência, molejo, ginga. Já imagino como vai ser bonito ver as meninas, todas se quebrando, nessa levada. Aff! Simbora, galera! Convido em especial o Abimael e o Sérgio, para apreciarem a sinuosidade das curvas magnetizadas pela levada. Rapazes, apreciem sem moderação!!

Minha história com o PSI

A única vez que brinquei no carnaval de Salvador com o Psirico, foi em 2004. Saí num bloco alternativo no sábado de carnaval com a banda. Na época a música "Sambadinha" estava estourada e o bloco encheu de um jeito que foi uma muvuca só. Sem condição nenhuma de dar umas quebradas. Não gostei. Mas de lá pra cá o chamado "Psirico do povão" cresceu e apareceu. apesar de não ser uma banda do primeiro time, o seu cantor Márcio Vítor que já foi percussionista do Caetano Veloso, é um dos caras que mais faturam no carnaval da Bahia. Com a música "Mulher brasileira", a famosa "toda boa", a banda ficou conhecida em todo Brasil.
A primeira vez que ouvi a banda ao vivo, foi num ensaio do Araketu em 2003 e senti que ali estava uma forma de fazer pagode diferente. Estou falando do ritmo. Para quem não conhece pode parecer tudo a mesma coisa, mas a batida do Psirico é diferente. Pelo menos, era. Não acompanho e nem sou fã da banda, mas, lembro muito bem dessa primeira impressão. Um pagode mais percussivo. Era como se misturasse o "É o tchan" com o "Olodum". Mais ou menos!
Hoje a noite vou conferir se o som da banda mudou nesses anos.

Sábado de Chicana!

Cheguei em casa, voltando da sexta, por volta das 6 h e 9 h estava de pé. Dormi apenas 3 horas. Marquei aula de reposição com a galera de Sistemas, ontem. De quem foi essa idéia, mesmo? Só pode ter sido do Matheus! Vai tomar banho, rapaz!
Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa banda, Chicana, lá na Bahia. Achava até que eram daqui do Piauí. Lembra um pouco a Patchanka. Pode ser que seja do interior da Bahia. Gostei da levada suingada, estilo Chicletão. Para quem é chicleteiro, um pouco de levada nesse estilo cura qualquer ressaca.
E por falar em ressaca, galera, na sexta, foram 4 latinhas no camarote (vão contando) e 4 latinhas no circuito, mas 2 doses de whisky com Red Bull. Para ficar no grau!
Ontem, foram mais 4 latinhas no camarote (vão contando) e mais 4 no percurso.
Detalhe, ontem começou um pouco mais cedo. Ficamos no camarote esperando dar 1 hora para desce e fomos surpreendidos com o trio já na altura do palco. Para um circuito tão pequeno, significou perder bem meia hora de festa.
Ainda bem que estava na hora que o cantor da Chicana anunciou que hoje a festa começa mais cedo. Os organizadores da festa falharam aí. No folheto entregue com o abadá, poderia ter a hora do inicio de cada dia de folia.


Entrando no clima...

Para quem quiser conferir o suingue do Psirico: http://www.bandapsirico.com.br/main/default.aspx

Aviso aos navegantes...

Hoje o show do Psi começa às 21 horas e não às 1h como de costume nos outros dias de folia.

Sexta de Cheiro, de fato!

O Cheiro de Amor, arrasou! Fez um show muito, muito massa! A festa estava bonita, tranquila! Só achei que os mais de 3 mil abadás anunciados foi mais uma estratégia de marketing. Concordam? Aliás, alguém aí deste quarto semestre foi na sexta? Porque não vi ninguém! Encontrei vários alunos de enfermagem do sétimo, do oitavo e do nono, mas não lembro de ter visto ninguém do quarto ou quinto.
E olha que prometi na sexta que tomaria uma cerveja com cada aluno do quarto encontrado no circuito.
Em torno de 2h30 de show, num circuito hipersupermegapluspequeno. Uma outra coisa que deve ser repensada para a festa em 2012. E como toda boa festa requer: muita mulher bonita! Só mesmo uma observação passiva, viu? Porque nem de vale night eu estava na sexta! kkkkkk

Ah que saudade que eu tenho da Bahia...

Dorival Caymmi já cantava isso desde a década de 40 do século passado. Olhos marejados, emoção contida (quase!), sigamos!

Sexta de Cheiro!

Bem, vamos à sexta. Depois de 4 latinhas (façam as contas!) desci do camarote com o prof. Evêncio e sua turma e fomos atrás do trio. Detalhe importante: o camarote sem climatização ficou muito quente. Acho que eles terão que repensar isso pro ano que vem, senão, a galera não vai querer pagar tão mais caro para estar sem conforto.
Outro detalhe importante: mesmo tendo bebida free no camarote, durante o percurso o folião precisa de combustível, logo acaba tendo que comprar cerveja ou qualquer outra coisa.
São exatos 1 h 10 quando Aline entoa: "Jogou sua rede, ó pescador, se encantou com a beleza, desse lindo mar..." Meu coração dispara (não esqueçam: trago uma Bahia dentro de mim!), em 3 anos de Picos, me emociono com minha gente, minha história, minha saudade e minha nostalgia. Já falei aqui que adoro carnaval, mas acho que dei uma amenizada. Não adoro: amo! Sou maluco, tarado por carnaval! Em poucos segundos enquanto ouço os primeiros acordes, entro em transe:
Estou na Bahia? Não estou no Piauí, nosso irmão ali do ladinho, mas com uma cultura bem diferente da nossa! Não importa! Neste momento o Piauí é a minha Bahia, Picos é a minha Bahia e a Severo é a minha Soteropólis! Ê Salvador! Acorda menino! C tá in Picos, mas faz a ponte e transa esse transe!
Galera, desculpem os devaneios, mas minha Bahia é meu berço e não sei bem explicar porque desde quando saí para morar na Paraíba, me agarro à minha cultura, aos meus valores, à minha negritude, minha mãe àfrica forte em minhas raízes.
Estou escrevendo esse post e me arrepio, meus olhos enchem de lágrimas. Não dá para explicar. Talvez vocês digam: o velho Sampa está viajando! Preciso interromper o post...

Enquanto posto...

...estou revendo todo blog, já para dar a minha nota e discutirmos na aula de amanhã. E enquanto isso, ouço, claro, Psirico!

As preliminares da sexta!

Na sexta, depois que passei a bola para a Fabíola, saí da UFPI, parei no posto. Primeira providência: adquirir um Red Bull, para criar asas. kkkk! Cheguei em casa, uma pequena concentração, uma pequena oração, um pedido por paz e tranquilidade, minha fé! Que todo mundo esteja na festa apenas com o espírito da diversão!
Venho da Bahia e tenho alguns anos de praia, sei o que é você sair para se divertir e não voltar ou voltar lesionado. Já socorri, um folião que veio a óbito depois, anos atrás, no carnaval de Salvador e isso me marcou muito. Carnaval pra mim, é diversão, é festa, é motivo de alegria!
Apesar de não estar na Bahia, nunca se sabe, não fui ao Picos Fest 2010 e este seria o meu primeiro dia de festa com esse teor no Piauí.
Primeira surpresa: o abadá era tamanho M. Que sacanagem foi essa? Baby look é foda! O cara me disse que era tamanho único, mas não me disse que era tamanho M. Oras, meu tamanho é GG! Dei meu jeito.
Cheguei no circuito por volta da 0 h 20 min e fui direto para o camarote vip.
Pelas minhas contas, paguei um segundo abadá por este camarote. Isso quer dizer, teria direito a 55 latinhas!
Bem, nem nos meus tempos de graduando (quando eu mais bebia), eu tomava 55 latinhas em 3 dias. O pensamento foi o seguinte: segunda pela manhã estarei em coma alcoólico e talvez impossibilitado de dar aula para a galera do IV. Lembrei de Amy, tive medo e decidí que abriria mão de pelo menos 30 latinhas dessas que me eram de direito.
No camarote vip, encontrei os professores Evêncio, Paulo Michel e Ana Carolina, acho que todos da Biologia se não me engano. Alguns alunos (sempre tem!!) e partí para o aquecimento que não fiz...
Fui alvo de brincadeira dos professores só porque a camisinha tamanho M, não coube em mim. Aff!
Ô organização, vamos pensar nos gordos e nos maiores, ano que vem, ok?

Em torno da festa

Bem, depois de uma semana tensa com todo o terrorismo possível por parte dos nossos superiores, estou, como sempre fiz, me entregando ao carnaval. Fora de época e fora da Bahia, mas ainda assim carnaval! E pra quem já traz a Bahia dentro de si, é só rolar um bom batuque que colocamos nosso bloco na rua.
Até ontem, não encontrei ninguém da turma do IV no circuito da folia! Se dependesse de vocês para tomar uma cerveja, eu estava feito, hein? kkkkk
Durante as postagens, vou passar minha impressão de baiano desta festa que está em seu segundo ano e pode melhorar e se tornar uma grande festa! Pra quem gosta: ouro puro! Pra quem não gosta: evite a Severo durante os dias de festa.

Ê chuá, chuá da porra!!!

Aê galera! Cadê os enfermeiros conectados? Depois de duas noites, dormindo apenas 3 horas por dia, quero dizer que estou "firme e forte" nesta batalha! kkkk! @mistersampa de volta para não deixar a peteca cair! Direto de Picos, em Fest!

Despedida!

Galera, foi muito bom assumir o BLOG pela segunda vez, acho que estou tomando gosto, ficando "expert" nisso...kkkk. Espero que os meus enfconectados tenham gostado de passar esse dia MARA na minha companhia. Vou continuar aqui, nos meu estudos. Desejo uma noite abençoada, um fds animadissimo, deixo uma dica: Arranjem um motorista da rodada, usem medidas de precaução (vcs entenderam!) e juízooooo. Boa noiteeee e sintam-se beijados!!!


                                                                    

Cantinho da enfermeira (o)

Enfconectados, achei um blog muito interessante chamado: Cantinho da enfermeira Regina (http://cantinhodaenfermeiraregina.blogspot.com/p/sobre-o-blog.html), cheio de informações interessantes e dicas para esclarecer dúvidas sobre gravidez, maternidade dentre outros assuntos. Espero que gostem, achei muito fofo!!!



Qual é a sua fatia?

Brasileiro supera 'borrada', pega calça emprestada e conquista o ouro Felipe Kitadai pegou a calça de Sarah Menezes e garantiu a supremacia brasileira no judô

Brasileiro supera 'borrada', pega calça emprestada e conquista o ouro

Após sofrer com problemas intestinais e diarréia na semifinal, Felipe Kitadai pegou emprestada as calças de Sarah Menezes, superou as adversidades, bateu o mexicano Nabor Castillo por ippon e ficou com o ouro na categoria até 60kg. Os bronzes da modalidade ficaram com o norte-americano Aaron Kunihiro e com o peruano Juan Miguel Postigos. Com a vitória, o Brasil ainda garantiu a supremacia no judô dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Mais cedo, na luta da semifinal contra o norte-americano Aaron Kunihiro, Kitadai havia passadoo por uma situação muito embaraçosa. Ele sofreu com problemas intestinais e acabou ‘borrando’ as próprias calças. O fato inusitado causou risadas nos membros da comissão técnica brasileira e foi encarado com bom humor pelo próprio Felipe.

"Foi um sinal de que estou focado. Mesmo com isso, consegui manter o foco e busquei meu objetivo, que era de tentar ganhar. Foi muito importante para ver quanto eu conseguia me concentrar", disse Kitadai. "Nada que não seja remediável, e também. Não é muito importante", completou.

O ouro de Felipe garantiu o Brasil no topo do quadro de medalhas do judô no Pan-2011. A seleção brasileira empatou em número de ouros (6) e de pratas (3) com Cuba e levou vantagem apenas nos bronzes (4 a 3).

Em Guadalajara, todos os ouros brasileiros vieram com os homens: Luciano Corrêa, Leandro Cunha, Bruno Mendonça, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo e com o próprio Felipe Kitadai. O Brasil ainda conquistou 13medalhas das 14 categorias do Pan. Apenas Katherine Campos ficou fora do pódio.

sábado, 29 de outubro de 2011

Jantar!

           Uma pausa: jantar > estudar > blogar > namorar > dormir.

O que estou curtindo no momento:

Apague com um sorriso, toda a tristeza que lhe invade a alma


Cher Llyd


Cold Play


Pra quem vai curtir PSIRICO no Picos fest, fica aí dica


Aviso importante!

Queridos (as) do IV período de enfermagem, por favor manifestem -se, preciso saber que vai assumir o BLOG amanhã. O processo vai ser o mesmo, enviem um email para o Ms Sampa (allsampa@uol.com.br) avisando, pois não podemos abandonar o navio agora né?! tá pertinho, segunda feira termina. Boa noite e beijocas!

Pausa para o lanchinho

Galera, vou comer, a fominha bateu aqui, mais tarde volto com mais novidades pra vcs. Sintam- se beijados!

Finalizando o seu chá das 5


Banheiro da mamãe!


em 28 de out de 2011 - tirinhas maneras
postado por 
meu deus mãe, como seu banheiro consegue ficar nessa situação?

Chá das 5

O momento chá das 5, é a hora de você, enfconectado se distrair um pouquinho.....kkkkkkk


Empresa portuguesa apresenta dispositivo para evitar úlceras em doentes acamados

O MovinSense regista a posição do paciente e comunica via wireless com as equipas de enfermagemO MovinSense regista a posição do paciente e comunica via wireless com as equipas de enfermagem (Fernando Veludo)
 A Tomorrow Options, spin-off do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, ligado à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, apresentou hoje um dispositivo microeletrónico que vai auxiliar as equipas de enfermagem a prevenir o aparecimento das úlceras de pressão em pacientes privados de movimentos.

O MovinSense, colocado no peito do paciente acamado e privado da capacidade de se movimentar sozinho, regista a posição do paciente e comunica via wireless com as equipas de enfermagem, alertando-as sempre que é necessário reposicionar um paciente.


O objetivo é prevenir o aparecimento de úlceras de pressão, um tipo de ferida facilmente evitável e que, por isso, é consensualmente considerado um erro clínico, mas cujo tratamento é dispendioso, custando em média cerca de quatro por cento do orçamento de saúde de um país desenvolvido.


“Em Portugal não conseguimos obter dados mas, no Reino Unido, por exemplo, o sistema de saúde público gasta atualmente cerca de 3,1 biliões de libras [sic], só com os custos directos de tratamentos”, explicou Paulo Ferreira dos Santos, presidente da Tomorrow Options, uma pequena empresa nascida na Universidade do Porto, que integra 17 funcionários de oito nacionalidades diferentes.


Numa demonstração realizada no Serviço de Cuidados Intermédios no Hospital de S. João com alguns dos pacientes acamados, Paulo Ferreira dos Santos explicou que o MovinSense é o único equipamento do mercado que monitoriza o paciente e não a cama, além de exigir um menor investimento financeiro e ocupar menos espaço de armazenamento.


“Na prática evita a sobre-exposição da mesma área do corpo à pressão, mas permite também alertar o enfermeiro quando o doente está muito agitado”, disse.


Dados disponibilizados pela empresa referem que um colchão anti-escaras e uma cama articulada elétrica custam em média mais de mil euros e um colchão com sensores de pressão custa em média mais de 2000 euros, por exemplo.


Monitorizar dez pacientes com o MovinSense exige um esforço monetário de “cerca de 6.500 euros”, porque “o sistema só requer a compra de um aparelho emissor e de tantos aparelhos receptores quantos os pacientes a monitorizar”. Cada aparelho tem um custo inferior a 500 euros e possui uma bateria com autonomia para mais de uma semana.


“O tratamento de uma única úlcera de grau 1 (mais simples) custa cerca de 1050 euros, que é o equivalente ao investimento em dois dispositivos MovinSense”, salientou.


Como tal, frisou o empresário, “o investimento no MovinSense fica amortizado logo que o aparecimento de uma úlcera é evitado”.


“Enquanto os prazos de pagamento forem estes, Portugal está excluído”


O MovinSense está pronto a entrar no mercado, estando a Tomorrow Options já a negociar a sua distribuição com empresas internacionais.


“A receptividade não tem sido boa, tem sido excelente em todo o lado. Temos interessados na Suécia, no Reino Unido, em Itália, nos EUA. Julgo que não temos em mais porque ainda não conseguimos mostrar o dispositivo em mais países”, disse o responsável.


Em Portugal também “há interessados, mas existe alguma dificuldade em conseguir vender enquanto os prazos de pagamento dos hospitais forem estes”.


“Temos que pagar a nossa estrutura e o sistema português, com pagamentos a 400 dias, não é de certeza para uma pequena empresa como a nossa, que não tem capacidade financeira para suportar esse custo, infelizmente”, lamentou o empresário.


A Tomorrow Options submeteu uma patente com extensão internacional relativa à tecnologia e à sua aplicação.


“Enquanto os prazos de pagamento forem estes, Portugal está excluído, mas não por interesse dos médicos ou dos enfermeiros. Infelizmente não podemos ir mais além porque é impossível vender a um cliente que não paga”, acrescentou.

Pan



Nos saltos ornamentais, Brasil garante lugar na final da plataforma de 10m

Hugo Parisi e Rui Marinho seguem na disputa por medalhas em Guadalajara

Por GLOBOESPORTE.COMGuadalajara, México
hugo parisi salto ornamental pan (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Hugo Parisi avança em quinto para a final 
(Foto: Satiro Sodré / AGIF)
O Brasil contará com dois representantes na final da plataforma de 10m individual. Neste sábado, no Centro Aquático Scotiabank, Hugo Parisi e Rui Marinho participaram das eliminatórias da prova e seguem na briga por medalhas no Pan de Guadalajara. Com  430.50 pontos, Hugo avançou em quinto lugar, enquanto seu companheiro de seleção passou em 10° (358.45).
Com somente 12 inscritos - número de finalistas em campeonatos internacionais -, a fase classificatória serviu apenas para estabelecer a ordem dos saltadores. Assim, o mexicano Rommel Pacheco, que sobrou na turma e passou em primeiro (519,8) será o último a saltar.  Mas como o venezuelano Robert Paez não apareceu no desfile de abertura, no qual todos os atletas da prova são apresentados, acabo sendo desclassificado.
- Minha pontuação foi maior do que no Mundial da China, mas pequei nos dois primeiros saltos e demorei a entrar na prova. Ainda bem que era fase eliminatória e agora é aquecer bem à noite para não bobear novamente. É difícil falar em medalhas, pois os adversários são muito bons e vai vencer quem estiver melhor psicologicamente. Eu estou, mas meus adversários também podem estar e competição é competição, tudo pode acontecer - disse Hugo Parisi.
 

Cobertura Picos Fest!


Álbum de Fotos: Picos Fest 2011. Confira as imagens da primeira noite


                Confira as imagens da primeira noite do Picos Fest. Hoje a noite tem Chicana e Fabrícia
Álbum de Fotos: Picos Fest 2011. Confira as imagens da primeira noite







Governador Wilson Martins visita Picos e inaugura estrada que liga a Bocaina

Também há possibilidade de visita ao Picos Fest
 

Governador Wilson Martins
Governador visita cidade de Picos.
O governador do Estado do Piauí, Wilson Martins (PSB) está na região de Picos neste sábado (29), onde, dentre outros compromissos inaugura a PI-238, estrada que liga aos municípios de Sussuapara e Bocaina, uma das obras mais esperadas pela população dos três municípios. O governador também visitou o bairro Pantanal, além de lideranças políticas.
Também está prevista a visita ao Picos Fest, evento que acontece na Avenida Severo Eulálio, e teve início na noite da sexta-feira (28) devendo se estender até o domingo (30), mas em decorrência dos compromissos na capital do estado, a visita ainda não esta confirmada.
Em entrevista a rádio Cidade Modelo FM, Wilson Martins também falou sobre a revitalização da Saúde na cidade de Picos, como o Hospital Regional Justino Luz e as obras da ponte Mestre Domingos, além das obras que deverão mudar a cara do trânsito da cidade, com a interligação das BRs 407 e 316.

Lula inicia quimioterapia na segunda-feira, diz assessoria

PUBLICIDADE
TATHIANA BARBAR
DE SÃO PAULO
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciará na segunda-feira (31) quimioterapia para tratar um tumor de laringe diagnosticado hoje, informou sua assessoria.
Ele passou por exames ontem e hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após se queixar de dores na garganta e rouquidão. "O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial", diz nota do hospital.

Segundo o oncologista Artur Katz, que está na equipe médica que atende o ex-presidente, o estado de Lula é "muito bom". "Ele está em ótimo estado geral."
Katz disse que o tumor "não muito grande" foi descoberto na manhã de hoje. "Deseja-se que ele possa levar uma vida normal em quantidade e qualidade, após o tratamento", disse o médico.
A equipe preferiu a quimioterapia à cirurgia, "para preservar as funções da laringe".
Segundo o médico, uma das causas importantes para o câncer na laringe é o fumo. Mas também existem causas virais e não é possível ainda dizer o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula.
"As chances de cura são excelentes", completou. Lula é ex-fumante e tinha o hábito de fumar cigarrilhas.
Na quinta-feira (27), Lula comemorou seu aniversário de 66 anos no instituto que leva seu nome. Em uma pequena cerimônia com funcionários, na sede da organização, em São Paulo, o ex-presidente ganhou um bolo.
Ricardo Stuckert - 27.out.2011/Divulgação
O ex-presidente comemorou seu aniversário no Instituto Lula
O ex-presidente comemorou seu aniversário no Instituto Lula
Mais tarde, recebeu amigos em seu apartamento, em São Bernardo do Campo. Quatro ministros do governo Dilma Rousseff participam da festa: Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Miriam Belchior (Planejamento), Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Haddad (Educação). Foi o primeiro aniversário que ele comemorou após exercer o cargo de presidente nos últimos oito anos.
Dilma, que estava gripada, cancelou a viagem a São Paulo e enviou dois livros de presente.
No mesmo dia, Lula também gravou um vídeo em que agradece as mensagens de parabéns recebidas pela internet. "Mais da metade desses 66 anos eu dediquei a luta pela conquista da democracia desse país", disse no vídeo.
+ CANAIS

Almoçando....

Dando uma pausa no blog, pra almoçar, afinal de contas ninguém é de ferro, vou ali no shopping almoçar, bjocas!



Pilates ajuda a fortalecer coluna, músculos da coxa e assoalho pélvico


Professora Cristina Abrami deu várias dicas de exercícios nesta sexta.
Preparador físico José Rubens D'Elia também participou do programa.

Do G1, em São Paulo
11 comentários
Fortalecer a coluna, os músculos da coxa e o assoalho pélvico garante uma postura, uma tonicidade e uma mobilidade melhores.
Para destacar os benefícios do pilates nesse sentido, o Bem Estar desta sexta-feira (14) contou com a presença da professora Cristina Abrami e do preparador físico José Rubens D'Elia, que deram dicas de exercícios.
O pilates valoriza a concentração, a precisão, a fluidez e a respiração e hoje é uma técnica reconhecida para prevenção e tratamento de problemas na coluna.
Coluna  (Foto: Arte/G1)
Os convidados também falaram sobre como funciona a coluna vertebral e o que ocorre nos desvios mais comuns, como escoliose, cifose e lordose. Eles ensinaram, ainda, a respirar corretamente e mobilizar toda a caixa torácica.
A coluna precisa ser forte, para sustentar o esqueleto, e ao mesmo tempo maleável, para permitir uma grande quantidade de movimentos. Isso é possível intercalando estruturas rígidas, como as vértebras, com estruturas macias, como os discos intervertebrais, que absorvem o impacto e permitem a movimentação.
Os músculos têm um papel fundamental para uma postura correta, pois servem de sustentação dos ossos. Eles estão alojados junto das vértebras, por isso, se fortalecidos, ajudam a sustentá-las.
Os músculos da coxa também interferem na postura. Eles nascem na frente da coxa, cruzam a pelve e passam por trás da coluna. Por isso, é importante alongá-los, pois o encurtamento pode "jogar" a coluna para frente.
O fortalecimento da pelve também é muito importante, pois ela serve de base para a coluna.
Uma postura perfeita, porém, só existe em livros. Um desvio ou outro é natural, mas é necessário conhecer essas alterações e aprender a viver com elas.
No estúdio, os especialistas passaram uma sequência de exercícios na parede, que podem ser feitos com halteres de 1 kg ou 1,5 kg, ou ainda um saco de feijão. Depois, eles fizeram um movimento deitado, usando uma toalha de praia para se erguer e puxando atrás da coluna.
Bolsas ou mochilas pesadas não provocam escoliose porque não configuram a sobrecarga assimétrica, intensa e contínua, como tênis e basquete, por exemplo.
Principais desvios na coluna:
Escoliose: Desvio lateral associado a rotações da vértebra. A curva pode ser em forma de C (normal ou ao contrário) ou em S (normal ou ao contrário). Desenvolve-se durante o crescimento da coluna. Os ombros e a pelve ficam desnivelados. Pode surgir porque a pessoa sobrecarregou muito um lado do corpo com atividades intensas e prolongadas.
Lordose: Curva no sentido de um “C”
Cifose: Curva no sentido de um “C” ao contrário na região entre a lombar e a cervical